Dicas de Produtividade Para Quem Trabalha em Casa

  • November 23, 2019

Existem dois tipos de pessoa: aqueles que podem trabalhar em casa e aqueles que não podem . Para alguns, é um sonho tornado realidade: salvar os engarrafamentos de todas as manhãs, ter mais flexibilidade de horário, ser capaz de conciliar melhor a vida profissional com a família … mas para outros, é um verdadeiro pesadelo: você passa o dia entre quatro paredes, não Você tem contato pessoalmente com alguém, faz muitas visitas à geladeira e provavelmente acaba conversando com seu gato.

Eu estou no primeiro grupo. Estou trabalhando em casa há um ano e meio e aproveitando cada minuto, embora reconheça também que tem suas desvantagens . Quando comecei, dediquei-me a ler muito sobre como lidar com o trabalho em casa: produtividade, organização, truques para se concentrar e evitar distrações, a dificuldade de desconectar … e todas essas informações , somadas à minha experiência nesses meses, têm Nascido para escrever este artigo.

Antes de tudo, deve ficar claro que esses truques e dicas funcionam para mim … mas eles não precisam fazer isso com você. Cada pessoa é um mundo e também depende muito do tipo de trabalho que você faz. Não é o mesmo ser editor de uma mídia on-line do que um designer freelancer ou proprietário de uma loja no Etsy.

Mesmo assim, em geral, acho que a maioria dos que trabalham em casa pode se beneficiar de uma série de costumes que podem tornar nossos dias de trabalho mais produtivos e nos ajudar a evitar os principais “perigos” daqueles que têm nosso escritório em casa: Dificuldade em separar o profissional do pessoal, distrações, falta de concentração, monotonia … É assim que me organizo para evitar esses problemas.

Primeiro de tudo, o planejamento

Todo domingo eu tenho uma tarefa sagrada: planejar a semana seguinte . “Trabalhar no domingo, sério?”, Você estará pensando. Sim, mas você não pode imaginar quanto vale. Isso é o que eles chamam de flexibilidade de tempo …

Gastar entre 20 e 30 minutos do seu domingo (não muito, certo?) Planejar sua semana economizará muito tempo, porque você saberá exatamente quais tarefas você tem nessa semana e poderá preparar sua agenda para se organizar melhor e realizá-las da melhor maneira possível. otimizado possível.

Além disso, esse planejamento semanal é complementado pelo planejamento diário : todos os dias, no final do dia, você revisa o que possui para o dia seguinte (como planejado no domingo) e atualiza a agenda com base no trabalho que já possui fato ou de alguma nova tarefa que tenha surgido. Novamente, dedicar a isso nos últimos 10 ou 15 minutos do seu dia economizará tempo no dia seguinte.

Além disso, será por falta de ferramentas de software: do poderoso Trello ao clássico Excel , através do simples calendário do Google … ou uma agenda de papel simples , se preferir. Lembre-se: encontre o método de organização que melhor se adapta às suas circunstâncias , e não o contrário.

A lista de tarefas é sua amiga

Um dos grandes protagonistas da organização do seu trabalho é a lista de tarefas . Mas cuidado: é muito fácil transformá-lo em seu pior inimigo e uma fonte constante de frustração – como quando você deixa de marcar como “pronto” todos os elementos que você incluiu nele.

A regra número um das listas de tarefas não é torná-las listas intermináveis ; eles precisam ser adaptados ao seu ritmo de trabalho e às horas disponíveis naquele dia. O mais importante não é que eles tenham muitos elementos, mas que sejam priorizados corretamente e que as tarefas maiores sejam divididas em várias tarefas menores.

Algumas pessoas recomendam não fazer listas além de três ou cinco elementos. Outros aconselham o uso de métodos diferentes , como ” 1-3-5 ” ou “3 + 2”. O primeiro é fazer uma lista com uma tarefa importante, três tarefas menos importantes e cinco mini-tarefas, enquanto o segundo aconselha a fazer uma lista com três tarefas importantes e duas outras mini-tarefas.

Outro truque que funciona para mim é adaptar a lista de tarefas ao meu “ritmo natural” , para chamar assim; isto é, se, por exemplo, você se concentrar melhor ou for mais criativo pela manhã, dedique esse momento do dia à tarefa que exige mais concentração ou maior criatividade.

Novamente, existem muitas soluções de software que podem ajudá-lo com sua lista de tarefas; Os mais populares são Wunderlist e Todoist , mas não deixe de explorar outras opções até encontrar a que melhor se adapta às suas necessidades.

Prepare a área de trabalho

Um dos “perigos” de trabalhar em casa é exatamente isso: você está em casa e não o vê como um ambiente de trabalho. Para ajudar na troca de cavacos, é melhor designar uma área da casa como uma “área de trabalho” (uma sala, uma mesa colocada em um local específico …) e mantê-la o mais limpa e arrumada possível.

Com “limpo”, não quero dizer apenas que não está cheio de poeira ou fiapos, mas que você não tem elementos de distração (o console de videogame e a TV, do lado de fora) ou permite que a sala, por exemplo, também seja o playground. do seu filho

O mesmo se aplica à mesa de trabalho. Quando mais claro e livre de distrações, melhor. Lembre-se de que, se você trabalha sozinho em casa, pode ser difícil resistir à tentação. Total, quem vai descobrir se eu der uma olhada rápida na revista que tenho aqui na mesa?

Seu local de trabalho também deve estar bem iluminado e com uma temperatura adequada , sem esquecer uma cadeira confortável e de qualidade. Se você vai passar entre oito e dez horas trancado naquela sala, que está nas melhores condições possíveis , não acha? Portanto, fazer um pequeno investimento em uma boa cadeira e em um sistema de ar condicionado (se você trabalha com computadores, certamente sabe o calor que eles fornecem) pode não ser uma ideia tão louca.

Andressa

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